Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Linha White

Apicectomias

 

Boa tarde,
Desde a adolescência que vou regularmente ao dentista, devido aos problemas que sempre me surgiram.
Tenho muitos dentes desvitalizados e reconstruídos. Há cerca de 5 anos a esta parte começaram-me  a aparecer quistos. Neste periodo já fiz três apicectomias e tenho outra marcada para a semana que vem.
Hoje consultei um dentista, não a minha porque se encontra de férias, porque comecei a ter dores horríveis. Foi-me feito um raio x no qual se ve outro quisto num dente ao lado de outro onde fiz uma das apicectomias. Neste momento tenho uma apicectomia marcada e outra a "caminho".
As minhas questões são as seguintes:
- Com tantos dentes desvitalizados a probabilidade de aparecerem quistos é mais frequente?
- Neste momento a nível monetário esta situação está-me a ficar bastante onerosa. Não será melhor arrancar os dentes e colocar uma prótese? As coroas têm um valor elevado, esta semana pediram-me 600€ por uma, sem contar com as consultas e nos implantes nem posso pensar.
Gostaria que me desse a sua opinião.
Agradeço desde já a atenção dispensada.
Atentamente,

Elsa Nunes

Boa tarde,
A área da Endodontia (desvitalizações) é uma das áreas da Medicina dentária que mais tem evoluido, não só no que se refere a materiais como também a níveis de tecnica e de conhecimento. Para que uma  endodontia (desvitalização) fique correctamente efectuada e se  possa garantir um bom prognóstico, devem ser respeitados requisitos químicos, mecânicos e biológicos durante o procedimento.
O requisitos químicos correspondem aos desinfectantes que são utilizados, os biológicos à eliminação da carga bacteriana que existe no interior dos canais radiculares e os mecanicos estão relacionados com o correcto alargamento desses mesmos canais de forma a permitir um  preenchimento homogéneo  com um material biocompatível (que se denomina por gutta-percha).
Se algum destes requisitos falhar a desvitalização poderá dar problemas por proliferação bacteriana que acaba por se desenvolver na ponta da raíz, dando origem aos quistos que nos refere.
Para o tratamento desses quistos, aconselhamos uma primeira abordagem não cirurgica que consiste no retratamento endodóntico (repetir a desvitalização) de modo a corrigir qualquer problema associado à primeira desvitalização.
Estes  Retratamentos são procedimentos complexos e como tal devem ser realizados por especialistas, que com os conhecimentos e tecnología que  têm ao seu dispor  conseguem uma taxa de sucesso em retratamentos na ordem dos 80% evitando-se na maioria dos casos a cirurgia.Caso este novo tratamento não resulte,estará então indicada a cirurgía.

Entendemos que o encargo financeiro é grande, mas deverá compreender que não há nada como os nossos dentes e que as próteses não conseguem alcançar o mesmo grau de funconalidade.
Melhores cumprimenos,
Equipa White