Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Linha White

Sensibilidade Pós-Desvitalização


Bom dia,

Há cerca de dois meses, terminei a desvitalização de um molar inferior com três canais. O dente teve de ser reconstruído, uma vez que a cárie que tinha era extensa.
Desde o tratamento do dente que sinto alguma sensibilidade ao toque que não é constante nem diária, mas tende a aumentar no final do dia. Por vezes torna-se incomodativo, mas perfeitamente suportável.
Gostaria de saber se esta situação é normal, uma vez que existia uma infecção.
Todo o processo de desvitaliZação pareceu-me ser o mais correcto, o dentista usou um desinfectante, um pequeno aparelho para medir o tamanho das raízes, o dique de borracha...

Agradeço, desde já, a atenção dispensada.

Boa tarde, Sara!

Antes de mais é de referir o bom senso do colega que a tratou, pela utilização de dique de borracha, o que logo aí diminui em grande parte a probabilidade de infiltração bacteriana durante o tratamento.

No que respeita ao procedimento que descreve, parece ter sido bem realizado e com o cuidado de medir correctamente o comprimento das raízes para as suas correctas instrumentações e desinfecções. Contudo,  sem uma observação do raio-X final não podemos avaliar o tratamento nem atribuir qualquer causa. Pode isso dever-se ao facto de ainda possuir bactérias resistentes ou não estarem as raízes tratadas até ao final do comprimento, necessitando de um novo tratamento, que apesar de tudo não nos parece ser o caso. Pode também ser uma sensibilidade normal  resultante do pós-operatório do tratamento, uma vez que, nos refere que já tinha uma infecção  e que normalmente passa ao fim de 2 a 3 meses..

Sendo a dor intermitente e estando a aparecer com menor frequência e intensidade é bom sinal. No entanto, volto a salientar que sem uma correcta observação trona-se complicado efectuar um bom diagnóstico.


Atentamente,

A Equipa White