Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Linha White

Facetas Cerâmicas vs. Coroas Cerâmicas

Gostaria de saber se a colocação de facetas de cerâmica nos quatro dentes incisivos superiores permite a correcção estética dos mesmos ou se isso apenas é possível com a aplicação de coroas de cerâmica?

Existem diferenças evidentes entre as facetas de cerâmica e as de compósito?

Qual a durabilidade das mesmas e respectiva manutenção?

Obrigada

 

A melhor forma de fazer correcções dentárias (estéticas ou não), é sempre através da ortodontia (aparelho).

Caso se esteja a referir apenas ao aspecto estético dos seus dentes, poderá optar tanto por coroas como facetas, com as quais obterá, em ambos os casos bons resultados. As coroas têm a vantagem de envolver o dente no seu todo, pelo que será mais resistente. No entanto, será menos conservador do que do que as facetas, pois o dente terá que ser talhado (diminuído) a toda a sua volta, enquanto que as facetas só necessitam de ser talhadas por vestibular (lado externo do dente).

Quanto à diferença entre facetas de cerâmica e de compósito, as primeiras são sem dúvidas mais aconselhadas, pois são cerca de 7 vezes mais resistentes do que o esmalte dentário, além de serem mais duradouras. Já o compósito começa a ceder ao fim de alguns anos.

Relativamente à manutenção, não há nenhum cuidado especial que deva ter com as coroas ou facetas de cerâmica, a não ser uma regular higienização dos seus dentes, escovagem, uso de fio dentário e visitas regulares ao seu medico dentista ou higienista oral, para efectuar destartarização (vulgo limpeza).

A durabilidade de uma faceta de cerâmica será, em teoria, de 10 a 20 anos, enquanto que em compósito será de cerca de 5,6 anos.

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.