Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Linha White

Coroas e Facetas em Cerâmica

Boa tarde,

 

Tive um acidente de carro e parti os 4 dentes da frente em cima. O médico que consultei disse que tenho de reconstruir esses dentes com uma capas em ceramica. Podem explicar-me no que consistem estes tratamentos? podem durar muitos anos? ficam estéticos?

 

Obrigada,

 

Susana

 

 

 

Olá Susana,

 

As "capas" de que nos fala são, à partida, as chamadas coroas em cerâmica. Estas estruturas são peças desenhadas e construídas em laboratório (onde se fazem as proteses dentarias, fixas e removiveis), que permitem reconstruir e reforçar a estrutura remanescente do dente. Pense nelas como um dedal, que encaixa ao redor do dedo. Neste caso, as coroas em ceramica são "dedais", que encaixam perfeitamente ao redor do dente. Entre a coroa e o dente fica uma finissima pelicula de cimento (um agente de colagem extremamente fino e resistente), que permite selar esse espaço e ao mesmo tempo fixar de forma permanente a coroa ao dente. Os passos para a confecção destas coroas são uma primeira consulta, na qual são desgastados ligeiramente os dentes (cerca de 1.5mm em todo o seu diametro e comprimento), e efectuado um molde (uma impressao que é tomada com um material altamente viscoso e elevadissima precisao), e colocação de umas coroas provisorias, que ficam na boca até à colocação das definitivas. O molde é entao enviado ao laboratorio, que irá construir as coroas, com a cor, formato, tamanho, textura, transparencia, que desejarmos, e que seja tao natural quanto possivel. Numa segunda consulta, algumas clinicas de topo, fazem imediatamente a cimentação e o caso fica terminado. Noutros casos, são necessárias várias provas da estrutura, até as coroas poderem ser terminadas.

 

A durabilidade destes tratamentos, quando bem efectuados, e com materiais de alta qualidade, é elevada, podendo alcancar os 15-20 anos, ou mais, dependendo da manutenção. Em termos de estética, mais uma vez, esta poderá ser perfeita, tudo depende da técnica utilizada, dos materiais, e do laboratório. Outro factor a ter em conta, é o tempo da consulta. Estes são tratamentos minuciosos e de alta precisao, pelo que é necessário um bom tempo de consulta para que o médico possa fazer um trabalho em excelentes condições. Estamos a falar de pelo menos 1h30 para a preparação destas coroas, tomada de impressões, fotografias, e colocação de coroas provisorias.

 

Esperando ter ajudado a esclarecer as suas duvidas,

 

A Equipa da WHITE (Dental)