Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Linha White

Instrumento Fracturado

Boa noite, há cerca de 3 anos fiz uma desvitalização. passado uns tempos sentia uma dor nesse mesmo dente, pelo que me diriji a  um dentista e me foi dito que aquando a desvitalização tinha ficado dentro do canal um dos instrumentos utilizados na desvitalização. dirigi-me entao ao dentista que me havia tratado o dente e depois de reteficar disse-me que já tinha tirado. esta semana caiu a restauração que tinha sido feita e após uma radiografia a dentista disse que ainda la estaria o tal instrumento. será possível retirar esse tal instrumento e como

 

 

 

 

Boa noite,

A fractura de instrumentos, nomeadamente das "limas endodônticas" que são utilizadas no processo de desvitalização pode ocorrer, uma vez que, é um factor difícil de controlar.

 

 Quando estas fracturas acontecem, o ideal é consultar um médico especializado em endodontia para que finalize o tratamento.
Numa situação destas o especialista pode seguir por três diferentes vias, dependendo do tipo de lima que se fracturou e a localização onde ficou alojada na raiz: A primeira, consiste em tentar sobre passar a lima com outra mais fina, de modo a que no final o material obturador preencha a totalidade do canal e circunde a lima. Este tipo de solução é menos invasiva e o prognóstico é bastante favorável e a presença da lima deixa de ser preocupante.
A segunda opção é a tentativa de remoção do objecto fracturado, que tem que ser realizada com auxílio de microscópio e instrumentos próprios, é uma solução mais invasiva no sentido em que obriga a um maior desgaste de estrutura dentaria para se conseguir aceder ao instrumento para tentar removê-lo. Depois de removida a lima pode obturar-se com segurança.
A última opção é deixar ficar o instrumento fracturado e obturar até essa zona, o que obriga a uma monitorização dos dentes em períodos de seis meses, que com o tempo se podem ser aumentados.  Recorre-se a esta opção quando a lima é de um diâmetro maior e esta com muita retenção, o que obrigaria a um desgaste excessivo de estrutura dentária que pode condenar o dente, ou então em casos de limas muito profundas em que não se consegue aceder.

Obrigado pela sua questão, esperamos que a nossa informação tenha sido útil.

Melhores Cumprimentos 

 

 

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.