Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Linha White

Dor após desvitalização

 

Boa tarde:

 

Há mais ou menos 2 semanas terminei a desvitalização de um dente, que estava tb com uma grande infecção. No entanto ainda tenho muitas dores, e eu gostaria de saber se é normal, visto que a minha medica tem me dito que sim.

Obrigado pela vossa atenção.

 

Cumprimentos

 

Bom dia,
O tratamento endodôntico (desvitalização)   consiste na remoção de todo o conteúdo pulpar do dente para o alívio da sintomatologia associada a esse dente, assim como, para a eliminação de qualquer infecção que possa estar associada.  
Nos dias que correm, o tratamento deve ser completamente indolor mas apesar disso o pós-operatório pode ser doloroso por um período de uma semana podendo estender-se alguma sensibilidade por mais alguns dias.  Estes pós operatórios dolorosos estão normalmente associados a casos em que já existe infecção ou inflamação dos tecidos que rodeiam o dente.  
Biologicamente este mecanismo é explicado pelo facto de durante o tratamento lidarmos com inúmeras estirpes bacterianas que entretanto já conseguiram invadir os tecidos circundantes do dente, ao eliminarmos o conteúdo do dente conseguimos erradicar a causa da infecção, mas todo o processo que decorre nos restantes tecidos terão que ser resolvidos pelo sistema imunológico e é durante este processo que se pode verificar a sintomatologia. O tratamento pós operatório consiste na toma de anti-inflamatório de 12 em 12 hora durante três a cinco dias ou cobertura antibiótica no caso de inchar.

Se as dores persistirem no tempo é necessário reavaliar e ver se alguma coisa correu mal durante o tratamento e que deva ser repetida ou se existe algum outro factor que possa estar a provocar a sintomatología.

Obrigado pela sua questão, esperamos ter sido úteis.


Melhores cumprimentos,

Equipa White