Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Linha White

Excesso de Saliva

Boa NOITE,Dr
Tenho este problema há anos mas apenas ontem durante uma pesquisa na net vi que é um problema anormal.De manha,minha travasseira está molhada(da saliva),engolo com frequencia saliva.Fiz exame ao estomago há um ano(mais ou menos) não acusou nada.Tb há pouco mais de um mes fiz analises gerais ao sangue e está tudo ok...
Que pode ser isto?Tenho vergonha de abordar este assunto delicado com um médico,já tentei outras vzs mas na hora h,não me sai da boca palavras...
Antecipadamente grata
 
 

Bom dia,

O excesso  de saliva define-se por Sialorreia. Existem múltiplas causas para o seu aparecimento. No entanto, a maioria das vezes o problema é de origem psicossomático. Quer isto dizer que, muitas vezes, pensa-se que existe mais saliva, mas na realidade isso não é verdade. Os distúrbios emocionais são, geralmente, uma das principais causas.

Por outro lado, a toma de certos medicamentos pode causar o aparecimento da sialorreia. Fármacos do foro psiquiátrico e para controlar a tensão arterial são alguns dos responsáveis.

Alguns agentes químicos, tais como os insecticidas, podem estimular a produção de saliva, bem como factores locais que estejam a «irritar» os tecidos orais: nascimento dos dentes, próteses e fumo do tabaco.

O tratamento passa, na maioria das situações, pela eliminação da causa. No entanto, o uso de medicação específica deve ser sempre uma decisão do médico assistente ou do médico dentista.

Obrigado pela sua questão.

Melhores cumprimentos,

Equipa White