Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Linha White

Dente escurecido - o que fazer?

Olá a todos!

 

Antes de mais os meus sinceros parabéns a toda a equipa da WHITE. Os trabalhos que voces realizam são, de facto, excepcionais.

 

A minha pergunta prende-se com um dente escurecido que tenho no maxilar superior. Este dente da frente foi desvitalizado há anos, e foi reconstruido com massa branca. O que acontece é que tem vindo a escurecer. O que fazer?

 

Obrigado

 

Antonio F.

 

Olá António,

 

Muito obrigado pelos seus comentários. O escurecimento de dentes desvitalizados é comum. Pode acontecer por a desvitalização não ter sido bem feita (ter ficado ainda algum tecido pulpar, sangue, nervo, etc, dentro do dente), ou simplesmente pela desidratação do dente, ou pela reconstrução ser incorrecta.

 

Temos várias hipóteses, mas a mais correcta seria re-desvitalizar correctamente o dente (isto significa remover todo o tratamento antigo, limpar a totalidade do nervo, e preencher o interior do dente com um material estanque), e reconstruí-lo eventualmente com uma coroa total em cerâmica. Estas coroas, ou capas, são extremamente resistentes, estéticas e duráveis, quando bem executadas, e permitem ainda proteger o que sobra de dente após a desvitalização.

 

É importante que a desvitalização seja perfeitamente executada, com desinfecção completa do dente, e que a coroa seja muito bem adaptada ao dente. Para isso a qualidade de trabalho do médico e do laboratório de prótese, bem como os materiais utilizados, têm de ser muito elevadas.

 

Com este tratamento, o seu problema fica, certamente resolvido.

 

Com os nossos cumprimentos

 

A Equipa da WHITE