Redução de Peso - Consulta do Comportamento Alimentar
Actualmente sabemos que relativamente à etiologia, isto é, à causa do aumento de peso, factores genéticos ou biológicos estão relacionados a apenas 3% a 5% dos casos, estando a maioria ligados a factores psicológicos, como stress, ansiedade, tristeza, depressão, problemas relacionais, insucesso no trabalho ou desemprego que provocam a ingestão exagerada de alimentos ou a ingestão de alimentos mais calóricos.
Habitualmente a insatisfação com o corpo é acompanhada por sentimentos de culpa, vergonha, raiva, incapacidade, impotência e desesperança que por sua vez levam a uma maior ingestão alimentar. Assim, a comida é usada como forma ilusória de se tranquilizar, uma vez que estas emoções negativas que o levam a comer em excesso e consequentemente a engordar provocam sentimentos de culpa e ineficácia, entrando num verdadeiro ciclo vicioso.
Se a comida é usada como ansiolitico ou antidepressivo, surgindo como forma de colmatar a ansiedade ou tristeza, quando se recorre apenas a dietas restritivas, aumenta ainda mais a ansiedade, depressão, irritabilidade, levando algumas vezes a pensamentos obsessivos sobre a comida e à compulsão alimentar, podendo provocar uma recaída ou o efeito dietas iô-iô.
Como é que a psicologia o pode ajudar a perder peso?
A psicologia irá ajudá-lo na forma como se relaciona com a comida. A perda de peso e a sua manutenção a longo prazo envolve aprendizagem e mudança de comportamentos no seu dia-a-dia.
É importante identificar o que está a causar ansiedade e sofrimento, como reage a essas emoções e perceber que pensamentos surgem como contraproducentes, tais como: “Perdido por 100 perdido por 1000” ; “Eu nunca vou conseguir perder o peso que pretendo” ou “Eu mereço este bolo.”.
Devido à diversidade de factores que contribuem para o aumento de peso, este processo requer intervenção de uma equipa multidisciplinar.
Na White temos uma equipa especializada que o ajudará a atingir o seu objectivo!
Nutricionista que irá desenvolver um plano alimentar especialmente para si, de acordo com as suas necessidades.
Personal trainer que o ajudará no tipo de exercício físico mais adequado para si.
Consulta do Comportamento Alimentar para o ajudar a mudar comportamentos que perpetuam a dificuldade em perder peso, gerir a ansiedade inerente a todo o processo e a controlar o impulso que o levam à ingestão alimentar exagerada ou hipercalórica.
Tratamentos Estéticos que o ajudarão a perder gorduras localizadas e a reafirmar a pele.
Veja alguns dos nossos testemunhos da consulta do Comportamento Alimentar para redução de peso:
“Estas sessões foram muito úteis, principalmente para no futuro continuar a colocar em prática os novos hábitos alimentares que adquiri e saber como controlar os pensamentos que interferem com o meu impulso para comer. Foi uma grande ajuda!”
Ana Filipa Pires
“Foi muito útil tudo o que aprendi. Fiquei com mais conhecimentos e deu-me mais força para continuar e saber fazer a alimentação correcta. Nunca tinha percebido que a psicologia podia ajudar tanto a emagrecer. Ajudou-me a fazer o que é mais correcto para a minha saúde e bem-estar e a obter prazer com isso!”
Maria Martins
“Percebi a relação entre os meus pensamentos, emoções e o meu comportamento alimentar. Aprendi algumas estratégias para lidar com esses pensamentos irrealistas que se apresentavam como um obstáculo para conseguir perder peso.”
Teresa Lopes