Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Linha White

Tema do Mês - Cuide de si neste Natal

Psicologia - Stress no Natal

 

Doces, presentes, festa, família... É fácil associarmos estas palavras à quadra natalícia mas há quem associe esta época a cansaço, stress, ansiedade e frustração.

Andamos de um lado para o outro em compras extenuantes, à procura do melhor presente e em preparativos para o Natal. O presépio, a árvore de Natal, a decoração da casa, as refeições, as roupas para estrear... Tudo tem que estar perfeito e proporcionar uma óptima festa para todos. Esta azafama deixa-nos muitas vezes mal-humorados e irritados pois vamos até às últimas consequências físicas, monetárias e emocionais, sentindo que muitas vezes o nosso esforço e empenho não é reconhecido pelos outros (familiares e amigos), podendo despoletar sentimentos de frustração e ineficácia.

Tal é o stress que em vez de aproveitarmos o momento para nos divertirmos, passamos o tempo todo preocupados com o que ainda não fizemos o que provoca uma ansiedade imensa. Estaremos nós a viver o Natal? Ou a viver as nossas preocupações?

 

Apesar de toda a campanha comercial, o Natal é um momento para celebrar. É um dia para estar reunido com quem mais gosta, para partilhar e desfrutar da alegria de simplesmente estar junto da sua família e amigos. Não stresse! Aproveite o momento e abandone a fantasia da perfeição.

 

Neste Natal não caia no mesmo erro! Em alturas de maior stress procure fazer alguns exercícios de relaxamento. Na White podemos ajudá-lo a pô-los em prática e assim ficará munido de instrumentos que lhe serão muito úteis, não só para esta quadra natalícia mas para todos os momentos que lhe provocarem maior tensão ou ansiedade.

 

 

Catarina de Castro Lopes

Responsável pelo Departamento de Psicologia na White

 

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.