Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Linha White

Tema do Mês - Cuide de si neste Natal!

Dermatologia - Cuidados a ter com a Pele no Inverno

 

Agora que o tempo frio vem aí, está na altura de nos dedicarmos a reforçar os cuidados a ter com a pele.

Durante o Inverno, o número de agressões à nossa pele aumenta. O vento forte e as temperaturas agrestes por um lado, e o ar quente e seco dos aquecedores por outro, contribuem grandemente para o aparecimento de pele seca e descamativa.  Particularmente em áreas do corpo já com tendência para produzirem menos gordura como é o caso das pernas e braços. Se associarmos a isso as agressões provocadas por agentes externos, como as depilações com cera ou geles de banho muito desengordurantes, compreendemos com facilidade que um dos principais problemas que temos com a nossa pele é a secura e descamação.

 

O que podemos então fazer para nos protegermos?

Algumas coisas são até bastantes simples. Naturalmente que quanto mais flexível, elástica e hidratada estiver a nossa pele, menos ela descama e fica irritada. Por isso devemos incluir nos nossos hábitos diários a aplicação de cremes e loções com conteúdo rico em lípidos de forma a reforçar o filme lipídico (a quantidade de gordura natural) que existe à superfície da pele. Ao aplicarmos estas loções corporais oleosas estamos a “impedir” que a água existente nas células das camadas superficiais da pele saia. É esta a função principal dos chamados “Hidratantes Corporais” ou Body Milk, reter a água nas células (“hidratar”) e tornar a pele mais impermeável ao exterior ao depositar substâncias lipídicas à sua superfície.

Claro que os Hidratantes Corporais não são todos iguais.

O tipo de lípidos usado e a sua concentração  é diferente consoante seja um produto destinado a pele dita normal ou a pele seca. Pessoas com tendência a ter alergias e pele muito seca deverão escolher produtos pouco perfumados e com componentes oleosos reforçados. A aplicação deverá ser diária e de preferência a seguir ao banho.

Existem produtos adequados à protecção das diferentes áreas do corpo: cremes e batons labiais para os lábios, cremes para a face e pescoço, e loções para o corpo. Também não nos devemos esquecer de escolher um gel de banho pouco desengordurante e que respeite o pH fisiológico da pele.

 

Estes cuidados diários em conjunto com roupa quentinha e confortável vão seguramente contribuir para uma pele saudável durante o Inverno.

 

 

Leonor Girão

Responsável pelo Departamento de Dermatologia da White

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.