Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Linha White

Branqueamento

O Branqueamento Dentário é um procedimento através do qual se vão eliminar não só manchas provocadas por café, chá, bebidas gaseificadas, vinho, alguns alimentos e o tabaco, mas também tornar o esmalte dentário muito mais branco e brilhante. É um tratamento simples e cada vez mais comum nos dias de hoje. Em 1 hora poderá ver o seu sorriso ganhar outro brilho!

 

Veja os nossos Casos Clínicos

 

 

Todas as pessoas podem fazer um branqueamento?

 

Qualquer pessoa poderá branquear os seus dentes e beneficiar dos resultados deste tratamento, inclusive aquelas que apresentam os dentes mais escuros ou manchados. Poucas são as contra-indicações como por exemplo: pacientes que efectuaram recentemente tratamentos dermatológicos na face, que apresentem melanomas, se estiverem a fazer medicações consideradas fotorreativas, ou se tiverem dentina exposta (exemplo: superfícies de raiz).

 

Qual o produto de branqueamento dentário que utilizamos na WHITE e as suas vantagens?

 

O Branqueamento WHITE tem vantagem em relação aos restantes métodos tradicionais na medida em que não são necessárias moldeiras para o fazer. É apenas precisa uma única visita ao consultório para a Higienista Oral efectuar o branqueamento. Sendo a maior preocupação a satisfação dos pacientes e a eficácia dos resultados obtidos, tornou-se então, no nosso melhor aliado nos procedimentos de branqueamento dentário.

 

Branqueamento na WHITE versus branqueamento em casa:

 

O branqueamento na WHITE tem vantagem perante o efectuado em casa, pois apenas há uma exposição do esmalte ao gel branqueador durante aproximadamente uma hora e é sempre assistido pela Higienista Oral que vigia todo o procedimento. Enquanto o branqueamento em casa tem sempre exposições repetidas e de maior duração ao gel branqueador, normalmente entre 1-2 semanas o uso diário de moldeiras com gel (normalmente durante a noite – 8 horas).

 

É seguro branquear os dentes?

 

Este branqueamento é totalmente seguro, existem estudos clínicos que o comprovam. Não provoca mudanças estruturais nos dentes, não deteriora o esmalte dentário, não afecta o estado de outros tratamentos como: coroas, facetas ou restaurações a compósito. O branqueamento não altera a cor original dos tratamentos acima referidos, apenas pode remover algumas manchas, por isso de modo geral estes vão necessitar de ser substituídos. O PH equilibrado do gel branqueador, não apresenta quaisquer riscos nem efeitos secundários. Pode acontecer, ocasionalmente, que o contacto do gel branqueador com a gengiva, a torne ligeiramente irritada ou inflamada, esta situação é prevenida com a colocação dos materiais de isolamento no início do tratamento.

 

Provoca dor ou sensibilidade dentária?

 

Na generalidade dos casos os pacientes não sentem qualquer dor ou sensibilidade dentária durante o branqueamento. Excepcionalmente existe um pequeno número de pacientes que tem sensibilidade dentária durante o branqueamento e nas 24 horas posteriores a este. É comum acontecer a pacientes que já apresentam sensibilidade, por isso, deve sempre avisar previamente a Higienista Oral. Esta sensibilidade é facilmente diminuída com um analgésico comum que lhe será indicado, no entanto durante estas 24 horas deve evitar o consumo de bebidas muito frias, muito quentes e alimentos ácidos como a laranja.

 

Cuidados a ter antes do branqueamento: 

 

Deve ser sempre efectuada uma consulta de higiene oral de forma a ser garantida a ausência de tártaro e a saúde gengival. Esta consulta deve ser preferencialmente uma semana antes do branqueamento.

  

Como é efectuado o branqueamento e quanto tempo demora?

 

A consulta para fazer o branqueamento dentário tem a duração de 2 horas. A Higienista Oral verifica a sua higiene oral e esclarece todas as dúvidas. Em seguida, dá-se início ao branqueamento protegendo todos os tecidos moles (gengiva, lábio, bochecha) com um material isolante, ficando só com o esmalte dentário visível. É aplicado o gel de branqueamento que vai ser activado, perfazendo 1 hora de tratamento. Durante todo este procedimento estará relaxado, sentado, a ouvir musica, a descansar, enquanto os seus dentes ganham a brancura natural máxima! 

 

Cuidados a ter após o branqueamento: 

 

Nas 24 a 48 horas posteriores não deve fumar ou consumir alimentos que manchem os dentes, como: bebidas gaseificadas, vinho tinto, café, chá, morangos, laranjas, mostarda, etc. “Tudo o que mancha uma t-shirt branca manchará os seus dentes!” Será aconselhado um programa de manutenção do seu branqueamento.

 

Quais os resultados do branqueamento? 

 

O objectivo do branqueamento é alcançar a máxima brancura natural dos seus dentes e não mais que isso. Os dentes reagem de forma distinta a este processo, dai que os resultados variem de paciente para paciente, não deixam de ser notáveis as alterações de cor, mesmo em dentes escuros conseguem obter-se excelentes resultados. Conseguindo-se em alguns casos uma melhoria de 8 ou mais níveis de cor. È normal nas 24 a 48 horas seguintes existir uma ligeira regressão da cor do esmalte dentário. Não pode colocar-se de parte que casos mais difíceis possam necessitar de um processo de branqueamento mais prolongado.

 

Por quanto tempo se consegue manter um branqueamento?

 

“Um branqueamento não dura toda a vida!” Normalmente tem uma durabilidade de cerca de 2 anos, mas os resultados a longo prazo dependem dos hábitos de higiene do paciente e do tipo de alimentação. Deve sempre ser feito um controlo de higiene oral rigoroso, pelo menos de 6 em 6 meses. Deve ser cumprida rigorosamente a manutenção do branqueamento indicada.

 

Responsabilidades dos pacientes:

É de salientar que o paciente tem a responsabilidade de seguir sempre cuidadosamente os conselhos e instruções dadas pela Higienista Oral. Em caso de existir alguma dúvida procurar sempre esclarece-la.