Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Linha White

Agenesia (Ausência) de Incisivos Laterais

 A minha filha (neste momento com 11 anos), numa consulta regular ao seu médico dentista e depois de fazer um Rx, foi-lhe diagnosticado que os dentes Incisivos Laterais Superiores, definitivos, não se formaram.


A resolução do problema dela, segundo o seu médico, é colocar implantes por volta dos 17 anos.

Estando agora numa pré adolescência, em que ainda este assunto ainda não tem grande importância para ela, perguntei ao médico qual seria a melhor solução, visto a hipótese dos implantes só a partir dos 17 anos, (pois na adolescência tudo muda e estes "problemas" são vistos de outra dimensão). A hipótese sugerida seria limar os caninos  (que na minha opinião, são bem maiores que o normal, pois tiveram bastante espaço com a falta dos outros) 
de forma a que sejam o mais semelhante possível aos dentes em falta. A hipótese de prósete até lá está fora de questão, segundo o médico.

 

RESPOSTA

 

A falta de um dente definitivo sem este se ter formado, é denominada por agenésia dentária, neste caso, agenésia do incisivo lateral superior, que em casos de agenésia é o dente mais frequentemente afectado.

 

 

 

Temos várias opções de tratamento, a colocação de implantes aos 11 anos está fora de questão, visto que o maxilar da sua filha ainda está em desenvolvimento e a colocação de implantes só deverá ser opção quando os maxilares estão completamente formados.


O que se poderá fazer é planear a colocação de aparelho dentário para abrir o espaço do incisivo em falta e posteriormente reabilitar o espaço com implante dentário, desta forma a sua filha fica reabilitada com todos os dentes, de forma a assegurar uma correcta oclusão dentária que irá determinar uma função mastigatória e estética ideais e adequadas.



O que também é frequente fazer quando os caninos ocupam o lugar dos incisivos laterais ausentes, é alterar a forma dos caninos para que estes se pareçam com incisivos laterais. A alteração de forma pode ser conseguida com a colocação de coroas dentárias  fixas ou então com uma simples restauração estética.
No caso da sua filha, não nos disse se os incisivos laterais decíduos, ou seja, os dentes laterais de  leite, ainda permaneciam ou não no maxilar.


No caso de ainda permanecerem e não sofrerem alteração com a erupção dos caninos definitivos, é possível mantê-los no maxilar até se planear a colocação do aparelho e só nessa altura se procede à sua extracção para depois se colocar o implante.

 

 

 

 

No entanto para lhe dar um plano de tratamento definitivo e correcto, seria necessário proceder ao estudo do caso, avaliar o mesmo e decidir qual o tratamento mais adequado.

 

Obrigada pela sua questão

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.