Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Linha White

Dr. White: Caso Ana Maria Costa

Esta semana, no Dr. White apresentamos o caso da Ana Maria da Costa.

 

A Ana foi uma das muitas participantes do programa cuja a maior preocupação eram os dentes. Tinha apenas quatro dentes no maxliar superior e não tinha dentes posteriores no maxilar inferior. Utilizava próteses dentárias mal adaptadas, desconfortáveis que pouco ajudavam na mastigação e quase nada contribuiam para o seu sorriso.

 

Nestes casos a nossa primeira preocupação é a recuperação da saúde e função, o que irá permitir à paciente manter os dentes que ainda possui e devolver-lhe a mastigação. Simultaniamente restabelecemos a estética, não menos importante, que devolverá um novo sorriso à Ana!

 

Após uma cuidadosa avaliação clínica e radiográfica na qual foram realizados vários exames entre eles uma TC (tomografia compturizada) onde se constatou que a Ana tinha osso suficiente no maxilar superior para a colocação de implantes. Infelizmente o mesmo não se confirmou para o maxilar inferior que teve de ser reabilitado com uma nova prótese removível.

 

                       

 

Iniciou-se então o tratamento dentário com uma higiene oral, onde foi realizada uma destartarização e curetagens subgengivais para remoção de toda a placa bacteriana e tártaro. Nesta consulta foram também feitos ensinos de escovagem e utilização do fio dentário e aconselhado uma pasta e elixir adequados às suas gengivas. 

O passo seguinte foi a cirurgia onde os quatro dentes superiores foram extraídos, por já não serem recuperáveis, ao mesmo tempo foram colocados quatro implantes dentários. Após a colocação dos implantes foi necessário esperar cerca de 4 meses para a integração destes no osso. Durante este tempo a paciente utilizou uma prótese provisória de forma a passar este período o mais confortável possível. Após os 4 meses de cicatrização foram realizadas as impressões sobre os implantes que foram reabilitados com uma prótese implanto-suportada. No maxilar inferior, como já foi anteriormente referido, foram mantidos os dentes anteriores e reabilitados os dentes posteriores com uma prótese removível bem adaptada e confortável.

 

O tratamento dentário que foi efectuada na Ana é relativamente simples sendo o resultado final bastante satisfatório! Este tipo de tratamento resulta muito bem para quem não consegue "segurar" as próteses e que por isso não lhe é possível mastigar ou falar devidamente, muitas vezes interferindo no sorriso e até na auto-estima. Os implantes dão estabilidade à protese mantendo-a fixa no maxilar fazendo com que esta não se mova durante a mastigação ou quando fala. O facto da prótese ser removível facilita a higiene dos implantes, uma vez que, a paciente pode remover em casa para higienizar e fazer o descanso das gengivas.

 

Este foi o sorriso devolvido à Ana!

 

 

 

 

 

 

 

 

Dr.ª Susana Gomes

  Médica Dentista