Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Linha White

BAUD - Resultados Surpreendentes

O que é o BAUD?

O BAUD (Bio Acoustical Utilization Device) é um aparelho de neurofeedback que usa o som para quebrar um determinado padrão de funcionamento do cérebro. Quando pensamos ou nos comportamos de uma forma sistemática e estereotipada perante uma situação especifica existe um padrão de funcionamento do cérebro que surge como automático. O BAUD activa o sistema nervoso parassimpático e ajuda o cérebro a neutralizar este circuito, proporcionando um estado de acalmia interna.

Como funciona este aparelho?

Através de ondas sonoras cujas características espelham as ondas cerebrais, as pessoas podem identificar a frequência da dor ou sensação corporal associada à situação perturbadora e encontrar uma outra frequência que anule ou reduza esta primeira.

Em algumas situações pode ser necessário mais do que 1 sessão para controlar definitivamente ou eliminar as emoções que causam desconforto ou mal-estar, contudo vários casos têm demonstrado a sua eficácia com apenas 1 sessão. 

O BAUD tem-se revelado muito útil para reduzir estados de ansiedade, sensação de dor, bruxismo e para controlo de impulsos (cravings).

 

Descrevo um Caso Clínico:

A Fernanda queixava-se de uma grande dificuldade em controlar o impulso para comer doces, especialmente à noite quando estava sozinha em casa. Para a ajudar a controlar este impulso pedi-lhe que se focasse numa situação especifica que tenha suscitado ânsia por comer doces. De seguida pedi-lhe que localizasse essa emoção ou sensação no corpo. Referiu sentir uma espécie de formigueiro no peito. Numa escala de 0 a 10 (SUD) em que 0 é o valor mínimo e 10 o máximo, esta vontade de comer bolos era igual a 9.

Com o BAUD a Fernanda alterou o funcionamento da actividade neuronal do cérebro para uma onda cerebral onde extinguiu a sensação de vontade/ânsia por comer bolos (SUD=0).

Com apenas 1 sessão eliminou este impulso que interferia na sua qualidade de vida, funcionamento diário e na sua forma física.

Actualmente a Fernanda continua em psicoterapia e os resultados obtidos com o BAUD mantêm-se (5 meses após).

 

 

Catarina de Castro Lopes

Diretora Clínica de Psicologia na White

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.