Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Linha White

A importância da Mastigação na Criança

O desenvolvimento do processo mastigatório está gradualmente relacionado com o desenvolvimento da criança. Esta função é aprendida e adaptada às condições anatómicas de cada pessoa.

 

Há uma relação direta entre a mastigação e o desenvolvimento e fortalecimento da musculatura orofacial. Os músculos da face são responsáveis por sugar, deglutir, mastigar, falar e respirar adequadamente desde o primeiro dia de vida.

 

Assim sendo é muito importante que a criança respeite e passe por todas as etapas do processo de alimentação.

Na primeira etapa a criança começa com a consistência líquida e gradualmente passa para a pastosa. Posteriormente começam a inserir os alimentos sólidos que representam uma grande importância para o desenvolvimento da musculatura intra-oral, ou seja, para o fortalecimento dos músculos do rosto que vão ser utilizados para diversas funções como por exemplo a da fala. Se estes grupos musculares não forem fortalecidos a criança poderá apresentar alterações miofuncionais orais como por exemplo a respiração oral, alterações padrão de crescimento facial, deficiente controlo no controlo de saliva, fala com dificuldades na produção articulatória, entre outros.

 

Posto isto, para que haja uma harmonia das estruturas é crucial que o processo de mastigação esteja adequado tendo em conta a sua faixa etária.

 

CRIANA1.jpg