Cancro & Saúde Oral
Radioterapia e quimioterapia são os tratamentos mais comuns no cancro da cabeça e pescoço. Apesar destes serem eficazes na erradicação do tumor, têm, também, um impacto negativo nas estruturas da cabeça e pescoço que rodeiam o tumor. Danos diretos nas estruturas orais (tecidos moles e duros) ocorrem frequentemente devido às terapias.
As complicações orais da radiação da cabeça e do pescoço e quimioterapia podem comprometer a saúde e qualidade de vida. Cuidados médicos orais antes, durante e após tratamento de cancro podem prevenir e reduzir a incidência e severidade das complicações orais, melhorando a qualidade de vida.
As complicações orais comuns à radioterapia e quimioterapia passam por:
- Xerostomia – sensação de boca seca devido a uma diminuição de produção salivar.
- Paladar – alterações no paladar, tais como perda de sabor.
- Malformações dentárias – caso seja submetido a quimioterapia antes dos 9 anos.
- Infeções
- Boca e gengivas doridas
Relacionadas com a Quimioterapia:
- Sangramento – devido à diminuição das plaquetas e fatores coagulantes.
Relacionadas com a Radioterapia:
- Cáries – elevado risco de caries de rampante (que surgem muito rapidamente), como consequência da diminuição da quantidade de saliva
- Trismos – perda de elasticidade dos músculos mastigatórios, que impede uma grande abertura da boca
Com uma avaliação oral previamente ao tratamento a equipa médica dentária pode identificar problemas como infeções, fraturas, restaurações e problemas periodontais que podem contribuir para complicações orais quando a terapia contra o cancro for iniciada. Esta avaliação é importante também para estabelecer a situação inicial e comparar com o aparecimento e progressão dos problemas orais ao longo do tratamento.
É importante controlar a sua saúde oral, fazendo visitas regulares ao seu higienista oral e manter uma boa higiene em casa. É importante utilizar sempre pastas dentífricas com flúor e dar golos de água regularmente para melhorar a boca seca.
A aplicação de produtos fluoretados é importante posteriormente à radioterapia, uma vez que irá ajudar na prevenção e progressão de cárie dentária.