Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Linha White

Caso de recuperação de desgaste dentário extremo

Esta paciente surgiu na White com queixas generalizadas a nível oral... Dores articulares, sensibilidade dentária extrema, dificuldades mastigatórias, e uma estética muito desfavorável. 

 

Esta situação foi o resultado de muitos anos de bruxismo (ranger de dentes nocturno), e de alguma falta de cuidados com a dentição, nomeadamente consultas regulares de higiene oral.

 

 

O plano de tratamento proposto foi a realização de várias sessões de Higiene Oral, para remoção de todos os resíduos e placa bacteriana acumulados ao longo dos anos, e um aumento da dimensão dos dentes de forma progressiva e controlada, de forma a obter conforto articular e mastigatório.

 

Numa primeira fase foram realizadas algumas desvitalizações dos dentes mais sensíveis, reconstruídos os dentes com falsos cotos de laboratório, e colocadas coroas provisórias, com uma dimensão aproximada da pretendida. Estas coroas provisórias estiveram em função durante cerca de 5 meses, durante os quais se constatou uma excelente adaptação da doente à nova dimensão dentária.

 

Uma vez obtido o conforto articular e mastigatório, passámos então à aplicação de coroas definitivas em cerâmica, que permitem uma estética, função e resistência excelentes.

  

  

 

Foi ainda efectuada uma goteira de relaxamento (uma protecção de acrílico transparente), que permite obter uma protecção dos "novos" dentes, e simultaneamente relaxar a musculatura mastigatória, permitindo obter uma melhor durabilidade de todos os tratamentos. O protocolo de higiene oral seguido foi de 4 consultas anuais, nas quais para além da higienização detalhada de todos os tratamentos, é efectuada uma revisão geral a nível clínico e radiográfico, testando a oclusão (encaixe) dos dentes.

 

Equipa White