Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Linha White

Consulta de Higiene Oral, é suposto provocar dor?

As consultas de Higiene Oral de manutenção têm como objetivo remover os depósitos moles e duros que se acumulam na superfície dentária, assim como fazer um check-up e diagnóstico de patologias orais, de modo a serem encaminhados devidamente.

No entanto, muitos pacientes vão receosos para a consulta de Higiene oral devido à possibilidade de desconforto e sintomatologia dolorosa.

Para pacientes que não fazem consulta de Higiene de manutenção à mais tempo, é normal que acumulem mais depósitos e durante a consulta exijam um esforço maior por parte do profissional de saúde oral, assim como existe a necessidade de abranger profundidades maiores para ser possível remover os depósitos que se acumulam junto à raiz dos dentes. Mas este processo não pode nem deve ser doloroso para o paciente. É importante que o paciente vá sempre manifestando o que está a sentir durante a consulta, de modo a que a abordagem do profissional seja adaptada a cada pessoa.

Em casos de inflamação gengival, é importante que a higiene seja feita em detalhe, de modo a ser possível remover a carga bacteriana causadora da inflamação. Este processo pode provocar alguma dor e desconforto, mas existem estratégias para tornar este processo o mais confortável possível. Pode sempre recorrer-se a anestesia, ou dividir a consulta em várias sessões, para permitir que a gengiva vá desinflamando aos poucos e seja mais fácil de higienizar, sem dor.

Quando existe sensibilidade dentinária, o paciente deve fazer uma abordagem dessensibilizante semanas antes da consulta, com recurso a pastas e colutórios apropriados.

Na White Clinic, apelamos sempre ao conforto do paciente, sendo essa a nossa maior prioridade.