Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Linha White

Função dos dentes na mastigação

Num jogo de xadrez, cada peça posicionada no tabuleiro tem uma função específica. O mesmo acontece com a nossa dentição, em que cada peça dentária tem um papel essencial e uma posição estratégica. Juntamente com os músculos faciais e da mandibula, os dentes tem a função de triturar os alimentos no processo da mastigação, sendo que a sua eficácia depende do padrão em que o alimento e quebrado e da área de contacto entre os dentes.

A mastigação é feita inicialmente pelos dentes incisivos (4 dentes da linha antero-superior e antero-inferior) e caninos, que cortam e “rasgam” os alimentos, passando para os pré-molares que trituram a comida, transformando o bolo alimentar em partes menores e por fim os molares (dentes posteriores), onde os alimentos são pulverizados, isto é, transformados em elementos muito reduzidos e é durante estas etapas do ciclo mastigatório que ocorre a secreção salivar que auxilia na formação e deglutição do bolo alimentar. É importante ter em conta que os dentes incisivos não devem ser utilizados para mastigar os alimentos, sendo essa a maior causa de desgaste e fraturas ao longo dos anos. Os dentes caninos servem para guiar os movimentos da mandíbula durante a mastigação, daí a sua presença e posição nas arcadas dentarias serem primordiais. A sua ausência ou má posição provoca uma sobrecarga na restante dentição.

As dificuldades da mastigação fazem com que as pessoas comam alimentos mais pastosos e de maneira muito rápida, diminuindo o contato com enzimas digestivas salivares, e ainda interferindo na saciedade, uma vez que esta começa cerca de 20 minutos após o início da alimentação.

Por outras palavras, é importante salientar que o nosso sistema digestivo começa pela boca, e que sem a presença de todos os dentes na arcada o organismo pode passar por grandes problemas, sendo primordial a substituição de peças dentárias ausentes com implantes ou próteses removíveis, manter uma boa higiene oral diária e evitar ingerir abundantemente alimentos ácidos e açucarados que possam prejudicar os dentes. 

 

14666126_1791443637794073_7592579782935693180_n.jp

Fonte: https://www.google.com/search?q=qual+%C3%A9+a+funcao+dos+dentes+na+mastigacao&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwiLjpfJgoDcAhWMvxQKHbayDLAQ_AUICigB&biw=1920&bih=898#imgrc=SaxMz64eErq4xM: