Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Linha White

GENGIVITE GRAVÍDICA

Este é o caso de uma paciente de 29 anos, do sexo feminino, que estava grávida de 5 meses e queixava-se que sangrava das gengivas quando escovava os dentes. Apresentava uma inflamação gengival, denominada gengivite gravídica resultante da acumulação de placa bacteriana e tártaro.

Durante a gravidez, o corpo da mulher sofre muitas mudanças devido às alterações hormonais. O aumento do nível de progesterona faz com que a vascularização da gengiva seja maior.

Este aumento do nível de progesterona e a acumulação de placa bacteriana, podem levar a uma hemorragia durante a escovagem, essa inflamação da gengiva durante a gravidez denomina-se gengivite gravídica. 

 A gengivite gravídica é reversível, se a grávida fizer uma destartarização no seu higienista oral ou médico dentista e se depois em casa fizer uma escovagem eficaz e se usar o fio dentário diariamente. 

É de salientar que a prevenção desta doença gengival é feita através de uma higiene oral diária eficaz e com visitas regulares ao higienista oral ou ao médico dentista, uma vez que é a placa bacteriana (e não as hormonas) a sua principal causa.

 

 

Fotografia antes da consulta de higiene oral

 

 

Fotografia depois da consulta de higiene oral