Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Linha White

O que é uma apicectomia?

É uma cirurgia que tem por finalidade a remoção de uma lesão que se forma no ápice (ponta da raiz do dente). Nesta cirurgia, além da remoção da lesão remove-se também a ponta da raíz (cerca de 3 mm) que é onde se encontram o maior número de variações anatómicas que podem conter os microrganismos responsáveis pela infecção.

 

Após remoção da ponta da raiz, realiza-se um selamento da estrutura remanescente para prevenir futuras recidivas.

 

A apicectomia é a única alternativa quando existem lesões?

Não, felizmente quando existem lesões é porque existe uma carga bacteriana aumentada no interior do dente, quer seja o resultado de uma resposta inflamatória que terminou num processo de necrose, ou até num dente com um tratamento de desvitalização anterior que não conseguiu remover completamente o conteúdo bacteriano e que acabou por dar origem a uma lesão.

Na grande maioria dos casos, basta proceder a um correto tratamento ou re-tratamento de desvitalização para se conseguir erradicar o agente causal promovendo uma resposta do nosso próprio sistema imunitário, sendo assim revertida a lesão e formando-se novo  osso à volta das raízes.

 

Então, por que é necessário realizar a cirurgia?

Em caso de infecções persistentes, em que a carga bacteriana é mais resistente e não responde ao tratamento mais conservador (desvitalização ou re-desvitalização).

 

Essa lesão causa dor?

Nem sempre. Muitas vezes, ela é assintomática, de desenvolvimento gradual e lento, provocando destruição óssea da região. Na maioria das vezes, apenas com a radiografia essa lesão poderá ser percebida.

 

Não há outros recursos? Tomar antibióticos resolve?

A prescrição de antibióticos só ajuda se complementada com a terapêutica e em casos muito específicos, por si só não resolve o problema. Nos casos mais extremos, apenas a intervenção cirúrgica consegue a cura completa, por remoção dos tecidos contaminados que estão fora do alcance das medicações.

 

O problema estará resolvido definitivamente com essa cirurgia?

Será de esperar que sim, de qualquer forma é importante ir fazendo controlos radiográficos para confirmar a progressão do tratamento.

 

O dente ficará menos resistente a forças mastigatórias?

Não. A manutenção ou progresso da lesão é que poderia por em causa a resistência e integridade do dente e dos respectivos tecidos de suporte.

 

Poderá ser realizada em qualquer tipo de dente?

O acesso é mais fácil nos dentes anteriores superiores. Dependendo da anatomia e das condições locais, é possível que essa cirurgia seja realizada em outros dentes, normalmente limitado até ao Primeiro molar.

 

É uma cirurgia complicada?

Não, é uma cirurgia simples, pois não existe grande manipulação dos tecidos.

 

O que se sente nas horas seguintes à cirurgia?

Normalmente, o pós-operatório é indolor ou provoca um desconforto mínimo, o que se resolve com analgésicos.

 

 

Exemplificação com um caso clínico.

 

Fig.1: Imagem inicial de um pré-molar com uma lesão associada na ponta da raiz. A lesão é observada na radiografia como uma circunferência mais escura.

Fig.2: Imagem da cirurgia, onde é possível observar o contorno arredondado da lesão.

 

 

Fig.3: Imagem da lesão depois de removida

Fig.4: Radiografia final, após o selamento da estrutura remanescente, em que já não vemos qualquer halo escuro a contornar a ponta da raiz

 

 

WHITE Dental Team

 

 

2 comentários

  • Imagem de perfil

    Linha White 08.08.2018 15:18

    Boa tarde,
    Deve ser sujeito a observação clínica e avaliação médica para ser determinado o seu plano de tratamento e consequentes valores associados.

    Com os melhores cumprimentos,
    A Equipa White.
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.