Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Linha White

Quais são os tipo de mordida?

A oclusão é caracterizada pela incorreta forma como os dentes encerram (encaixam) uns nos outros na posição de oclusão (encerramento dentário) ou na mordida (como mordemos).

Numa mordida normal a oclusão dentária é caracterizada pelas peças dentárias tocarem umas nas outras de forma corretamente alinhada, tanto ao nível dos dentes inferiores como dos superiores.

 

Como podemos classificar os tipos de mordida?

  • Mordida Cruzada

A mordida cruzada é caracterizada pelo incorreto posicionamento dentário, que ocorre, quando um ou mais dentes da arcada superior não se encaixam corretamente na inferior, ou seja, um ou mais dentes do maxilar inferior ficam colocados na parte de fora dos dentes da arcada superior.

 

  • Mordida Aberta

A mordida aberta é caracterizada pela ausência de contacto entre dentes superiores e inferiores, pode ainda ocorrer de ambos dos lados ou apenas de um lado.

 

  • Mordida Profunda

A mordida profunda ou sobremordida é caracterizada pelos dentes da arcada dentária superior cobrirem totalmente ou de maneira exagerada os dentes da arcada dentária inferior, que muitas vezes impede que estes sejam visíveis. O indicador que pode ser utilizado para definição deste tipo de mordida é quando os dentes inferiores têm mais de um terço do seu tamanho tapados pelos superiores.

 

  • Apinhamento Dentário

O apinhamento dentário é um dos problemas mais comuns, é caracterizado pela incorreta posição dos dentes nas arcadas dentárias (dente encavalitado, dente inclinado, ente outros). Este tipo de alterações é, na maioria das vezes, incentivado pela falta de espaço nas arcadas dentárias.

mordidas.jpg