Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Linha White

Qual a frequência ideal para as consultas de Higiene Oral?

Para cada tipo de pacientes existe uma frequência de consultas de Higiene Oral que devem ser seguidas de forma a garantir a correta manutenção da saúde oral de cada indíviduo.

Para pacientes sem patologias gengivais e com baixo risco à cárie, as consultas de Higiene Oral e de manutenção bastam ser a cada 6 meses, para se fazer um check-up completo e evitar o aparecimento de situações patológicas.

Para pacientes com patologia periodontal, com o comprometimento dos tecidos de suporte dentário, conhecido como Periodontite, devem fazer consultas de manutenção mais regulares, de forma a evitar o acumular de bactérias patogénicas e fazer a remoção dos depósitos nocivos á cavidade oral. A regularidade mínima para este tipo de pacientes deve ser a cada 4 meses.

Pacientes com tratamento ortodôntico e a presença de brackets devem seguir uma rotina de consultas de Higiene Oral a cada 3 meses, uma vez que a manutenção da higiene em casa é dificultada pelo tratamento, facilitando o desenvolver de lesões de cárie e patologia gengival, como é o caso da Gengivite.
Em cada consulta devem ser revistos os ensinos de manutenção em ambulatório.

Pacientes com pouca destreza ou dificuldades exacerbadas em fazer a manutenção da higiene em casa, podem ter necessidade de fazerem consultas de Higiene oral com frequência mensal ou bi-mensal.