Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Linha White

Tratamento das lesões brancas com ICON

A lesão de mancha branca constitui a primeira manifestação clínica da doença cárie e caracteriza-se pela superfície externa do esmalte aparentemente intacta, embora a sua subsuperfície se apresente desmineralizada.

Clinicamente, o processo de desmineralização causa microporosidades a nível do esmalte, que oticamente provocam uma mudança gradual no índice de refração da luz. O esmalte torna-se menos translúcido com aparência esbranquiçada. 

A progressão da lesão de mancha branca provocada por várias exposições ao ácido pode levar à formação de uma cavidade de cárie. No entanto, estudos revelaram que a progressão desta lesão pode ser controlada. Assim sendo, é importante a intervenção precoce na fase de lesão incipiente de cárie com o objetivo de impedir a progressão da mesma, reduzindo o risco de cavitação e consequente intervenção invasiva. 

O Icon oferece uma nova abordagem para contrariar a cárie incipiente sem sacrificar tecido saudável, numa ou várias sessões simples e sem perfuração ou anestesia. 

Resultado de imagem para icon dmg

O Icon é uma resina fotopolimerizável de baixa viscosidade (altamente fluída) que penetra na lesão da cárie bloqueando os canais de difusão dos ácidos cariogénicos, promovendo assim a detenção precoce da doença.

Adicionalmente, estudos comprovaram a melhoria estética da lesão, pois o índice de refração da luz do esmalte são é semelhante ao índice de refração da luz do infiltrante resinoso. Assim, a infiltração de resina é vantajosa a nível estético, na medida em que a aparência esbranquiçada da lesão desaparece quando as microporosidades do esmalte são preenchidas com a resina.

Caso Clínico: 

PHOTO-2019-01-04-18-07-37.jpg